"Carregando..."

A comunicação entre a empresa e seus colaboradores é um elemento essencial para garantir um ambiente de trabalho saudável e produtivo. Nesse contexto, é preciso que as empresas adotem uma comunicação efetiva, que permita uma troca de informações clara e objetiva, além de uma gestão de feedbacks e avaliações de desempenho justa e construtiva.

De acordo com uma pesquisa realizada pela Deloitte, em 2020, cerca de 56% das empresas no Brasil afirmaram que a comunicação interna é um dos principais desafios na gestão de pessoas. Isso evidencia a importância da comunicação interna como um fator crítico de sucesso para as empresas.

Para garantir uma comunicação efetiva, é preciso que a empresa escolha os canais adequados para cada tipo de mensagem. Isso pode incluir a utilização de ferramentas de comunicação digital, como e-mails, intranet, aplicativos de mensagens instantâneas, entre outros. De acordo com o relatório “Digital Workplace Trends 2021”, produzido pela consultoria brasileira de tecnologia e inovação, SoftExpert, 57% das empresas brasileiras já utilizam aplicativos de mensagens instantâneas para comunicação interna.

Além disso, é importante que a empresa tenha uma política de comunicação clara, que defina os canais a serem utilizados para cada tipo de mensagem e assegure que todos os colaboradores tenham acesso a essa informação. Essa política pode ser divulgada por meio de manuais, treinamentos ou reuniões de alinhamento.

Outro aspecto importante é a forma como os feedbacks e avaliações de desempenho são conduzidos. De acordo com a pesquisa “Feedback no Brasil”, realizada em 2020 pela empresa de consultoria GPTW, 67% dos colaboradores brasileiros desejam receber feedbacks de forma mais frequente. Além disso, 69% dos colaboradores afirmaram que os feedbacks recebidos não eram construtivos.

Para garantir que os feedbacks sejam efetivos, é preciso que sejam feitos de forma regular e justa, levando em consideração as habilidades e competências de cada colaborador. É importante que o feedback seja dado de forma construtiva e não punitiva, com o objetivo de ajudar o colaborador a melhorar. Para isso, é necessário que a empresa tenha um plano de avaliação de desempenho bem estruturado, que considere as metas e objetivos da empresa e as competências individuais de cada colaborador.

De acordo com uma pesquisa realizada pela consultoria Deloitte em 2020, cerca de 60% das empresas brasileiras utilizam algum tipo de sistema formal de avaliação de desempenho. Esse número varia de acordo com o porte da empresa, sendo que as grandes empresas costumam utilizar com mais frequência esse tipo de sistema do que as pequenas e médias empresas. Isso pode indicar uma oportunidade de melhoria para muitas empresas, já que a falta de um sistema formal pode resultar em avaliações subjetivas e pouco justas.

Além disso, é importante que as avaliações sejam baseadas em fatos concretos e que os colaboradores tenham a oportunidade de se expressar e dar feedbacks também. Segundo a pesquisa “Avaliação de Desempenho no Brasil”, 72% dos colaboradores brasileiros consideram importante  .

Como a sua empresa tem se comunicado com a equipe? Já tem um plano claro e objetivo de carreira? Caso você, gestor, deseja profissionalizar os seus processos e precisa de ajuda, entre em contato conosco.